
Conhecida no cenário artístico e intelectual por criar apenas esculturas de gordas, Eliana justifica sua preferência: “Volumes, curvas, abundância, exagero e fartura. Assim que nascem minhas gordas. São generosas, sensuais e extravagantes”.

Em barro, bronze, resina, fibra, alumínio ou pedra, elas expressam a arte de Eliana, uma maneira de ver o mundo e manifestar irreverência à ditadura da beleza magra. Como um desafio na carreira, Eliana idealizou o monumento As meninas do Brasil, proposta sugerida à Prefeitura de Salvador. Desde dezembro de 2004, as esculturas estão expostas em Ondina – Salvador. “Este monumento é uma homenagem às três raças do Brasil – negra, branca e índia.

Eliana assina também a criação de esculturas expostas em outros locais de Salvador, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Fortaleza e Estados Unidos.
Eu particularmente sou fã do trabalho de Eliana. Adoro esculturas em cerâmica e adoraria ter uma gordinha desta em minha casa! rsss…. O trabalho dela é inconfundível e extremamente marcante! Simplesmente lindas estas gorduchas!
Veja uma entrevista de Eliana Kertész para Jô Soares em 1995, no Programa Jô Soares Onze e Meia. Nesta época ela já idealizava colocar as suas gordinhas em tamanho natural nas ruas de Salvador. Assita o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário