Memes, GIFs, images, troll, funny, humor, trash, good, bad, legal, engraçado, chato, ridículo, doido, tudo, nada, everything, games, facebook, jogos, online, blog, sexo, filmes
Gordinho, gordisses, gordas, gordinhas, coisa de gordo, dieta, regime, obesidade, controle de peso, dieta japonesa, dieta da fruta, gordinha sexy

sábado, 17 de novembro de 2012

ELEITOR NÃO SABE PARA QUE SERVE O VEREADOR

Começar do começo.


Poder de prefeituras e falta de cultura política esvaziam papel de vereadores

Fiscalizar as prefeituras municipais, além de criar e modificar leis que tratem do cotidiano dos municípios será o papel dos 68.544 vereadores eleitos no dia 7 de outubro por cerca de 140 milhões de eleitores em 5.568 municípios do país. Caberá a eles verificar, por exemplo, a tarefa de acompanhar a aplicação do dinheiro público, criar ou alterar o plano diretor de ocupação urbana de sua cidade e por aí vai.

Apesar de estar definido em lei quem pode se candidatar qual é a missão dos eleitos, especialistas ouvidos pela Agência Brasil afirmam que a função do vereador está desvirtuada por pelo menos dois motivos. O primeiro está no fato de muitas prefeituras cooptarem os vereadores por meio da distribuição de cargos na administração local e do uso do dinheiro público. O segundo fator, relacionado e influenciado pelo primeiro, é a falta de cultura política do eleitorado, que não acompanha o trabalho dos vereadores depois de empossados.

Podem se candidatar a vereador os maiores de 18 anos que tenham título de eleitor há mais de um ano no município onde pretendem disputar o cargo e sejam filiados a um partido político há mais de um ano das eleições.

“A função das câmaras de vereadores foi esvaziada. Os vereadores não cumprem seu papel, não fiscalizam. Quem legisla, de fato, é o [Poder] Executivo. [As câmaras] não têm importância nenhuma para o eleitor”, critica Cláudio Abramo, do site Transparência Brasil. “Os prefeitos 'compram' suas bases por meio da distribuição de cargos”, lamenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário