Memes, GIFs, images, troll, funny, humor, trash, good, bad, legal, engraçado, chato, ridículo, doido, tudo, nada, everything, games, facebook, jogos, online, blog, sexo, filmes
Gordinho, gordisses, gordas, gordinhas, coisa de gordo, dieta, regime, obesidade, controle de peso, dieta japonesa, dieta da fruta, gordinha sexy

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Painço não é só para pássaros não

Painço um cereal que previne contra doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
O painço é usualmente utilizado na alimentação de pássaros, mas, o que poucas pessoas sabem, é que este composto de grãos e cereais apresenta nutrientes muito benéficos à nossa saúde. O painço é fonte de magnésio, triptofano, manganês e fósforo. É também rico em proteínas, assim como o trigo, porém não contém glúten, sendo uma boa opção na dieta dos celíacos. É um cereal de fácil ingestão devido seu baixo teor de gordura. A proteína torna lenta a absorção de carboidratos e, dessa forma, diminui e índices glicêmicos, aumentando a saciedade e diminuindo a velocidade da formação de gorduras. Além disso, é matéria prima na formação de massa muscular, tecido conectivo, tecido conjuntivo assim como colágeno. 
Por ser uma fonte de fibras, o painço ajuda na absorção da glicose pelo organismo, vantagem aos diabéticos. Lembrando que alimentos ricos em fibras proporcionam ao organismo, maior sensação de saciedade, redução do colesterol, melhor digestão e funcionamento do intestino, auxiliando no emagrecimento.

Devido à presença de magnésio, o painço proporciona redução na pressão arterial, diminuindo o risco de infarto. O papel do magnésio é auxiliar no metabolismo da glicose, na síntese de proteínas, na produção de energia para as células e transmissão de impulsos elétricos. Além disso, ele é essencial para a fixação do cálcio nos ossos. Está envolvido na fisiologia do sistema cardiovascular também. 
O fósforo presente no painço faz do cereal uma fonte de energia e concentração, além de fortalecer os ossos.
Existem alimentos que possuem nutrientes que vão ajudar a produzir o neurotransmissor da felicidade, do bem estar e da saciedade chamado de serotonina. Estes alimentos possuem um aminoácido chamado de triptofano que é precursor, isto é, que vai formar serotonina. O magnésio é co-fator na conversão do triptofano para serotonina. É essencial, por que a ausência limita a produção de serotonina assim como a ausência do triptofano que é a matéria prima pura para formar serotonina. Felicidade dupla ao consumidor de painço que não só apresenta magnésio como o triptofano em sua composição.

Nosso organismo necessita da energia ATP para funcionar e a presença de fósforo na dieta, garante a formação dessa energia. O fósforo presente no painço faz do cereal uma fonte de energia e concentração, além de fortalecer os ossos.  
Prevenção contra o câncer
Outro ponto importante é sua ação preventiva ao câncer de mama, devido a presença de antioxidantes e fibrr Mulheres a partir da pré-menopausa devem ter uma dieta rica em fibras e antioxidantes e o painço, oferece ainda, a proteção das lignanas. As lignanas possuem fitoestrógenos capazes de regular os hormônios femininos, principalmente namenopausa e períodos pré-menstruais, ajudando a diminuir as flutuações hormonais.

Com tantos benefícios à nossa saúde, minha dica de consumo é uma colher de sopa, duas vezes por semana, em saladas ou sua farinha em bolos, tortas, mingaus, sopas. Mas cuidado com o exagero. Consumir painço excessivamente pode causar diarréia devido a presença das fibras em sua composição e afinal, exageros nunca fazem bem.  

Como ele pode ser consumido?
 
O painço pode ser preparado da mesma forma como se prepara o arroz. Pode ser consumido em pratos quentes, em substituição ao arroz ou, em saladas. Pode ainda ser consumido na forma de um cremoso mingau e ainda ser germinado e acrescido em sucos. Pode também ser utilizado para enriquecer receitas de tortas, bolos e cookies.
 
Como esse cereal pode ser guardado e/ou conservado?
 
O painço deve ser armazenado em local seco, fresco, arejado e ao abrigo de luz.
 

 
Para as pessoas que desejam consumir o cereal, há alguma contra indicação ou restrição?
 
Até o presente momento o painço não apresenta contra-indicações. Mas, vale destacar que por ser da mesma família do milho, alérgicos a este também podem apresentar alergia ao painço. O consumo de painço deve ser acompanhado por um adequado consumo de líquidos, já que é fonte de fibras.

Onde podemos encontrar esse alimento?
 
Para consumo humano, o painço pode ser encontrado em Lojas de Produtos Naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário