Memes, GIFs, images, troll, funny, humor, trash, good, bad, legal, engraçado, chato, ridículo, doido, tudo, nada, everything, games, facebook, jogos, online, blog, sexo, filmes
Gordinho, gordisses, gordas, gordinhas, coisa de gordo, dieta, regime, obesidade, controle de peso, dieta japonesa, dieta da fruta, gordinha sexy

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ORTOREXIA (distúrbio alimentar causado pelo excesso de preocupação com alimentação.)




A preocupação em manter uma alimentação correta parece perfeitamente saudável e inofensiva. No entanto, especialistas vêm alertando para o perigo que a busca incessante por alimentos que parecem mais saudáveis pode causar. Essa obsessão na hora de escolher a comida pode gerar um distúrbio chamado ortorexia, levando a doenças como a anemia e a osteoporose.
As pessoas que desenvolvem esse distúrbio tendem a passar mais de três horas escolhendo o que irão comer. Além disso, cortam grupos de alimentos importantes, como carnes ou laticínios, sem substituí-los por outros que contenham os mesmos nutrientes. Esse comportamento tem como conseqüência direta a desnutrição e ainda pode desencadear outros problemas de saúde. Quem sofre de ortorexia dificilmente come fora de casa, pois não quer perder o controle do que está comendo. Essas pessoas consideram sua alimentação a mais saudável de todas e sentem culpa ao ceder à tentação de comer algo que não consideram saudável.
Em entrevista para o jornal O Tempo, a especialista em transtorno alimentar, Maria del Rosário destaca que é importante que familiares e amigos fiquem atentos aos sintomas do distúrbio: “Os parentes precisam ficar atentos a um possível emagrecimento, corte exagerado de alimentos e constante busca de dicas saudáveis na mídia”. O indivíduo com ortorexia dificilmente identifica que tenha o transtorno e não considera sua preocupação com a alimentação exagerada, mesmo se submetendo a horas de jejum por não admitir comer em restaurantes.
A ortorexia não prejudica somente a saúde física, mas também pode acarretar em danos psicológicos e emocionais. De acordo com a nutróloga Maria del Rosário, pessoas que apresentam o distúrbio “adquirem uma personalidade irritadiça e embarcam em um círculo vicioso, ficando cada vez mais preocupadas com a alimentação”. O excesso de preocupação com a comida correta também pode evoluir para problemas mais sérios como o transtorno obsessivo compulsivo. Os obcecados pela alimentação também tendem a se isolar e evitar freqüentar eventos sociais, já que não se sentem confortáveis ingerindo comidas e bebidas que não façam parte de suas dietas. Por isso, acabam se afastando da vida social e passam a sofrer de carência afetiva.
O excesso de preocupação com a alimentação, assim como a falta dela, é um risco à saúde e pode trazer conseqüências graves. Para evitá-las, como tudo na vida, é preciso ter equilíbrio e bom senso. Quem sofre de ortorexia deve procurar um profissional adequado e passar por uma reeducação nutricional. Quem procura um estilo de vida saudável deve saber balancear a alimentação com uma grande variedade de opções e sem cortar grupos nutricionais essenciais. Para isso, é recomendável que se procure o acompanhamento de um nutricionista e que se evite dietas e receitas divulgadas nos mais diversos meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário